SOBRE NÓS


CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – é um grupo de investigação integrado no centro de I&D da FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – que, em colaboração com CITYSCOPIO Associação Cultural, deu início a um projecto de um concurso internacional de narrativa fotográfica, de periodicidade anual, intitulado CITYSCOPIO - ESPAÇO F-FAUP Concurso Internacional de Narrativa Fotográfica.

O CCRE está envolvido em investigação relacionada com espaços de cidade e cultura, pretendendo melhorar a participação pública promovendo uma perspectiva participativa que acreditamos ser o melhor caminho para cultivar os múltiplos interesses públicos das sociedades – uma visão de governância centrada na sociedade e no pluralismo, tornando possível um lugar para a racionalidade subjectiva dos cidadãos individuais dentro dos processos de planeamento, desenho e comunicação das suas cidades.

Através das suas plataformas online, o CCRE também procura melhorar as suas técnicas de comunicação e metodologias para o cruzamento de informações sobre a arquitectura e a paisagem da cidade, explorando vários meios digitais, sobretudo a fotografia, para explorar e informar sobre os espaços da cidade e arquitectura, contribuindo para abrir a universidade e a investigação académica à sociedade e à sua cidade. Estas plataformas online constituem um poderoso meio através do qual diversos estudos colaborativos são realizadas dentro e fora do ambiente acadêmico.

Desta forma, o CCRE possui diversos projetos de investigação e experiências didáticas focadas na Fotografia de Arquitectura e de Espaço Público, que estão disponíveis online e através de diversas publicações.

As actividades do CCRE, preocupadas com o ensino da fotografia, tiveram sempre a intenção de serem baseadas na percepção do espaço urbano e dos seus componentes sociais, individuais e físicos, bem como na produção de uma comunicação visual pertinente e apelativa a vários tipos de audiência. Para além das nossas experiências de ensino, reconhecemos que houve um potencial e um interesse pessoal de todos os membros do CCRE para desenvolver ainda mais a nossa pesquisa sobre Fotografia, Arquitectura, Espaço Público e Participação Pública.

O CCRE tem tentado envolver os alunos na sua investigação; eles têm sido sempre estimulados a participar nas diversas iniciativas de investigação e a fazer uso delas como exemplos para os seus projectos académicos de fotografia. Através desta estratégia, os alunos atingiram um melhor relacionamento pessoal e institucional entre o mundo académico e o mundo "real", bem como um conhecimento intrínseco das pesquisas desenvolvidas pelo CCRE e pelas outras instituições e grupos com os quais ele trabalha.

Este concurso é um exemplo significativo de um projeto de investigação focado na construção de narrativas visuais sobre as configurações físicas e conceptuais do espaço da cidade - entre o urbano e arquitectura - e sobre o modo como as pessoas, na sua vida diária no trabalho, se apropriam, acomodam e desafiam os espaços da cidade.

Pretendemos, desta forma, dar início a um trabalho de construção de narrativas visuais sobre a diversidade dos aglomerados/configurações urbanas, quer a nível nacional, quer internacional, e criar no futuro um “catálogo vivo” capaz de comunicar uma alternância entre o transitório e o perene nos espaços públicos, na arquitectura e na natureza das configurações sociais.