A TUA GUIMARÃES


Junte-se ao nosso Grupo no Facebook para participar!


A missão de A TUA GUIMARÃES é a de promover junto à sociedade civil um trabalho colectivo para o registo de Memórias, Vivências, Ocupações, Espaços Públicos e Arquitectura sobre a cidade de Guimarães e que funciona em paralelo ao concurso PROFESSIONAL CONTEST.


O objectivo é A TUA GUIMARÃES operar como um espaço singular para a comunicação e divulgação de conteúdos entre os Vimaranenses (e não só) funcionando como registo vivo da história das pessoas e espaços de Guimarães sob forma de vídeo. Os vídeos – imagens em movimento revelando pessoas, costumes, vivências e usos dos espaços, deverão integrar neles obrigatoriamente um espaço público ou monumento(s) ou edifício(s) singular(es) de Guimarães como pano de fundo, de forma a permitir a identificação dos espaços.


A TUA GUIMARÃES é assim um call público, aberto a todas as pessoas com alguma ligação ou interesse pela cidade de Guimarães. O call funcionará num grupo da rede social do Facebook criado e gerido pelo Espaço F-FAUP e pelo CCRE (https://www.facebook.com/effaup), organizações responsáveis pelos eventos (http://narrativecontest.cityscopio.com/). Qualquer pessoa com o interesse em participar no call poderá solicitar a sua inclusão neste grupo de forma a poder participar e ver as participações de outros utilizadores. Cada participação deverá ser assim composta (para além do vídeo) por uma descrição contendo indicações sobre a data do registo, o nome do(s) autor(es), as pessoas e espaços representados.


A TUA GUIMARÃES tenta desta forma dar resposta através do universo criativo e de imagens à necessidade de uma maior participação pública, encorajando as pessoas a participar activamente na criação de uma base de dados de imagens em movimento que reflectem o olhar das pessoas que visitam, trabalham e vivem em Guimarães, podendo ser o início de um projecto de construção de uma base de dados (memória colectiva viva) sobre diversas cidades extensível, mais tarde, à fotografia.