CIDADE DE GUIMARÃES: NARRATIVAS VISUAIS SOBRE A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA (CEC) 2012


A 1º Edição do Concurso Internacional de Narrativa Fotográfica CITYSCOPIO – ESPAÇO F - FAUP tem como título “CIDADE DE GUIMARÃES: NARRATIVAS VISUAIS SOBRE A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA (CEC) 2012” e os seus resultados serão publicados num número especial da revista SCOPIO Magazine dedicado a Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.


Os trabalhos de fotografia apresentados a concurso deverão fazer uso da imagem fotográfica de forma exploratória como veículo de comunicação da riqueza e variedade da realidade do território e cidade de Guimarães.


O concurso compreende as categorias (1) Documental e (2) Conceptual, sendo que ambas incluem qualquer formato ou suporte de fotografia. A categoria (1) Documental abrange trabalhos de narrativa fotográfica contemporânea que tenham como objectivo comunicar a realidade do mundo actual no que respeita a eventos reais, pessoas, problemáticas e culturas. De alguma forma são trabalhos que podem estar próximos do foto-jornalismo. A categoria (2) Conceptual abrange trabalhos de narrativa fotográfica com uma forte componente artística – documentários ficção. Narrativa visuais compostas a partir de ideias ou emoções e onde o imaginário tem um peso significativo. São trabalhos que devem inspirar a nossa imaginação e que estão mais libertos da necessidade de retratar a realidade com total “objectividade documental”.


As narrativas visuais deverão ser enviadas até final do dia 31 de Outubro Dezembro de 2012, às 23:59 (hora em Portugal Continental) através do serviço web WeTransfer (http://www.wetransfer.com/) para o email narrativecontest@cityscopio.com.